![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjzO-jDurbG4naMzbeCWh94bzcrJHB6h8PeoGPqf-63VDFOfK2ax6vm92uCzKKEs3vkTf1dzrcionKdi9nW7I2h_EU9nOcIxPADlVi_U3ggAzdVZOq1CFTQMm65lMgUZ0ZowMlGYv58qHWT/s320/quero+aprender+empresa.jpg)
Uma das ferramentas de gestão do conhecimento e uma das mais populares são as "Lições Aprendidas",
com elas os gestores e funcionários da empresa podem registrar erros e acertos que vão acontecendo no dia a dia da empresa, para que vã sendo criado um histórico de eventos disponível para consulta de todos.
O que é uma Lição Aprendida?
É um registro que tenha utilidade para o futuro, de algo que deu certo ou que deu errado na execução de uma atividade empresa.
Como registrar uma Lição Aprendida?
Existem vários tipos de bancos de dados que podem ser utilizados para o registro, porém é possível até mesmo a utilização de uma planilha em excel para o preenchimento, basta que as colunas sejam utilizadas para a descrição dos dados do aprendizado.
Uma sugestão do que deve ser registrado é:
- Título
- Assunto (pode ser criada uma lista de tópicos ou temas ligados às atividades da empresa para facilitar a busca)
- O que era esperado acontecer?
- O que realmente aconteceu?
- Por que ocorreram as diferenças entre o esperado e o que ocorreu de fato?
- O que podemos aprender?
Dessa forma, a empresa está criando um banco de dados bastante valioso em termos de conhecimento e aprendizagem organizacional e permitindo que as pessoas não cometam os mesmos erros do passado e potencialize os acertos. Mas é importante estimular que periodicamente essas lições seja estudadas para estarem sempre na memória. Se a empresa trabalha com projetos, experimente estudá-las antes do começo de um novo desenvolvimento e ao final de cada projeto, realize uma reunião de fechamento das lições com toda a equipe. As trocas são muito importante e a conversa entre as pessoas é muito positiva. Mas lembre-se não utilize as lições para apontar culpados nem julgar ninguém, o momento é de aprender.
Autora: Luciana Magrani do Rosário
Fonte: artigos.com
Se você se interessar em conhecer mais sobre a nossa empresa então entre no site www.sosnet.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário