Quer ganhar cursos gratuitos reconhecido em todo o território nacional? Então entre no site www.queroaprender.com.br e responda:
"Qual é o site que sorteia CURSOS GRATUITOS COM CERTIFICADO REGISTRADO"?

5 de março de 2011

COMUNICAÇÃO DE MARKETING E MARKETING INTERNO, ESTUDO DE CASO: CONSTRUTORA VEICON LTDA

     É bem acertado, como veremos, afirmar que a comunicação empresarial e o marketing voltado para a construção e manutenção da imagem e da reputação corporativa, vêm se destacando como a forma mais moderna de gestão empresarial. O ativo mais valorizado e mais importante das organizações contemporâneas é, sem dúvida, a sua imagem, ou seja, a forma e a idéia que os públicos de interesse das instituições têm dela. Como afirma Torquato (2004), o maior patrimônio da organização é constituído pelo seu nome, pela marca dos produtos e pela imagem que projetam:“Ao se comunicar com os consumidores, uma empresa está levando a mensagem de seu nome. 
     E quando adquire um produto, na verdade, o consumidor está adquirindo o conceito globalizante de identidade e imagem” (TORQUATO, 2004, p. 97). A comunicação na organização tem como conceito básico a atividade perene e cíclica, vinculado à alta administração de uma organização, que têm a finalidade de construir relações profícuas com os públicos que se relacionam com a instituição, segundo Argenti (2006), um dos mais importantes é o interno, é neste que se encontram os funcionários e os familiares deles, uma boa relação da instituição com seu público interno resulta diretamente numa imagem positiva com os demais públicos, além de agilizar e otimizar os processos organizacionais. 

Para ilustrar e confirmar tais proposições, estudaremos os processos de comunicação e Marketing de uma empresa do ramo da construção civil com mais de 40 anos de mercado, a construtora Veicon Ltda., fundada nos anos 70 em Belo Horizonte MG, onde ainda mantém sua sede administrativa e tem como linha de segmento a construção de apartamentos residenciais de luxo na região da Pampulha em Belo Horizonte.

A Construtora Veicon Ltda. possui hoje três prédios em edificação, os apartamentos têm média de preço de quatrocentos a seiscentos mil reais, o segmento de mercado se foca nos públicos de classe média alta, o número de funcionários é sempre oscilante, mas gira em torno de 30 funcionários registrados e algumas empreiteiras que executam trabalhos específicos, nos canteiros de obra estão os pedreiros, serventes, carpinteiros, armadores, gesseiros, engenheiros, mestres de obras, pintores, marceneiros, etc. No escritório da construtora estão locados a diretoria, administrativo, recursos humanos, departamento de Comunicação e Relações Públicas e departamento jurídico. Os esforços de trabalho da empresa estão voltados para a excelência na qualidade dos imóveis e o bom relacionamento com todos os públicos de interesse da instituição. Através de pesquisa junto ao departamento de Comunicação e Relações Públicas da construtora Veicon ltda., montaremos um esquema de canais e formas de utilização de cada um deles pela empresa, a fim de montar paralelos comparativos com as teorias expostas em disciplinas como o de Comunicação e MKT e MKT interno: 

Do departamento de Comunicação e Relações Públicas, ligado diretamente à direção da construtora, é formado por um diretor, executivo de Relações Públicas e dois assessores fixos, também graduados em Relações Públicas, são formuladas e mensuradas todas as pesquisas de opinião pública, norteando e assessorando todas as decisões da direção, desde escolha da localização da obra aos predicados que comporão o novo empreendimento. É neste setor também, que se produzem os materiais informativos que vão nutrir todos os canteiros de obra de notícias institucionais aos funcionários; da gestão das relações com os investidores, clientes, comunidade (vizinhos às obras), sindicatos, fornecedores, imobiliárias, órgãos públicos e órgãos fiscalizadores se dão exclusivamente pelos Relações  Públicas. Todas as atividades de Marketing, voltados para a promoção, divulgação e suporte às vendas são desenvolvidas pelo mesmo, também várias atividades, aqui definidas como BUZZ Marketing e Marketing digital, são planejadas e executadas pelos Relações Publicas da Construtora, a finalidade deste departamento segundo o seu representante, é do acolher e solucionar todas as necessidade subjetivas das pessoas que cercam a construtora, promover uma imagem institucional positiva e dar suporte as atividades comerciais. A partir dessas premissas, iremos avaliar as ferramentas que compões o mix de comunicação e marketing, bem como suas aplicabilidades e finalidades.

Das ferramentas e suas características:

1 Pesquisas de opinião pública: 

1.1 Clipagens em mídias diversas inclusive digitais: tem a função de levantar informações do que se publica sobre a construtora, podendo assim mensurar imagem e reputação, quando publicado algo que possa prejudicar a imagem da instituição, ações cautelares são tomadas.

1.2 Pesquisas de satisfação com os clientes: normalmente são consultas feitas de forma direta com os investidores e clientes afim de saber as qualidades e defeitos nas ações e atitudes da construtora junto a este publico especifico;

1.3 Pesquisas mercadológicas: estas são feitas a fim de perceber tendências de mercado e comportamento de consumidores alvos, nestas atividades também pode-se perceber futuros panoramas econômicos, políticos e legislativos. Estas pesquisas tem alcance macro e micro, ou seja algumas mensuram panoramas nacionais (econômicos e políticos) e outras regionais (leis municipais, tendências de mercado e cultura).Segundo o responsável pelo departamento de comunicação e Marketing, estas ações tem um efeito estratégico muito importante, pois servem para perceber cenário futuros e tomar decisões mais acertadas.

2 Meios ou canais

2.1 Impressas: 

2.1.1 House organs: Ou Jornal institucional, são publicações impressas periódicas, produzidas com a intenção de passar informações relevantes e inserir o colaborador na vida da empresa, publicam notícias de cunho institucional, noticias de interesse comum aos colaboradores e invariavelmente inserem algum funcionário, dando a ele status de produtor e participante da instituição;

2.1.2 Publicidade: folders, flys, catálogos, encartes e banners. Estes promovem a venda dos imóveis e reforçam a imagem que a construtora deseja projetar.

2.1.3 Cartas, memorandos, circulares: fazem o papel de transmissores de informações internas, promovem a comunicação de baixo pra cima, de cima pra baixo e para os lados;

2.2 Digitais:

2.2.1 Site e blog institucional: de importância fundamental a instituição, expõe conceitos institucionais, políticas e posturas comerciais, apresenta o histórico e o portfólio da construtora, disponibiliza informações sobre andamentos de obras, apartamentos à venda, prazos de execução das obras e disponibiliza canais de informação.

2.2.2 Perfis em mídias sociais: Buzz Marketing, servem para construir uma imagem da instituição na web, passam informações, buscam novos espaços de publicidade e promovem imóveis e a própria construtora, utilizam-se do face book, twitter, Wikipédia, Orkut, Flikers, de.li.cius, entre outros;

2.2.3 E-mail marketing: Forma direta de promover alguma informação relevante através do mailing list, promoções, alterações de preços, lançamentos, etc.

2.2.4 E-mail: uma forma essencial de comunicação rápida entre quem quer que seja, públicos internos e externos.

2.2.4 Press Releases: São sugestões de pautas enviadas aos jornais da região, a fim de auferir matérias jornalísticas favorável a imagem da instituição.

Das utilidades institucionais destas ferramentas:

Segundo o diretor deste setor, para resultados positivos e proveitosos, a utilização destas ferramentas deve ser feita de forma eficiente e planejada por executivos qualificados que tenham experiência de causa. A má utilização ou a utilização de forma amadora, imatura e inocente, pode trazer efeitos terrivelmente contrários aos desejados. Definido as ferramentas disponíveis, os públicos a serem alcançados são:

- Os funcionários e empreiteiros, estes são alcançados através do House Organs e dos documentos de circulação interna, essas publicações informam e tentam fazer com que os colaboradores entrem em sintonia com as práticas da instituição, ações como eventos institucionais também são utilizados a fim de gerar uma boa vontade nestes. Segundo informações cedidas pelo entrevistado, o grau de rotabilidade destes funcionários é muito grande, o RP da construtora, explica que é muito baixa a hierarquia social dos empregados, e problemas geram faltas e desistências por motivos dos mais diversos como, alcoolismo, violência, drogas e alguns deixam o emprego por serem presos, segundo a responsável pelo RH da construtora, a realidade de expansão da construção civil consome muita mão de obra, e a maior preocupação da construtora neste momento é o de manter satisfeitos os funcionários comprometidos e responsáveis. 
O departamento de RP e RH agem sistematicamente para manter a adesão destes, ações de valorização são mantidas perenemente.

- Os Clientes: Estes tratados com muito esmero também, explica o RP, tem acesso irrestrito as ações da construtora, são alimentados ciclicamente com informações de interesse deles e acompanhados de perto quando desejam visitar as obras. E-mails e cartas são enviadas afim de repassar tais informações, o site também tem a função de alimentador de informações.

- A comunidade entorno das obras. Visitas são feitas antes dos inícios das atividades, são coletados os contatos e os nomes, tais informações alimentam o um banco de dados que toda vez que for necessário, informações via e-mail e via carta são enviadas a fim de alertar sobre possíveis transtornos e normalmente disponibilizar soluções. Essas atividades, explica o RP, tem fundamental importância, tais ações geram uma boa fé dos vizinhos e denuncias em órgãos fiscalizadores, que normalmente geram algum tipo de transtorno, são eliminadas.

- Os fornecedores: estes sempre serão aliados se os pagamentos andam em dia, mas para gerar um atendimento melhor (descontos, privilégios de atendimento e aumento de confiança) por parte deles, contatos telefônicos, visitas e estreitamentos de relações são muito úteis;

- A mída: esses alimentados com releases, podem publicar matérias que vão aumentar e melhorar a reputação da instituição, uma aproximação e a demonstração da boa fé da construtora aos jornalistas, pode diminuir uma possível crise por conseqüência de algum acidente, o pronto atendimento ao jornalista é indispensável, afirma o Responsável pelo setor de comunicação da construtora.

- Sindicatos, Órgãos públicos e órgãos fiscalizadores: Estes são prontamente atendidos presencialmente por funcionários preparados para disponibilizar informações solicitadas, normalmente busca-se construir estreitamentos com alguns componentes destes órgãos a fim de facilitar as relações institucionais. 

Dos assessoramentos do departamento de comunicação à direção da instituição:

De todas as atividades desenvolvidas por este setor, uma das que mais despende tempo e esforços, segundo o entrevistado, é o de pesquisa de opinião, as informações construídas a partir dos dados levantados pelas ações de pesquisa, já citada anteriormente, tem fundamental importância para nortear os passos da construtora a fim de alcançar seus objetivos. É através destas informações, que a construtora percebe se as ações condizem com a missão da organização, se os clientes e investidores estão inclinados a novas compras, se estes percebem positivamente a instituição com o intuito de promoverem a instituição e trazerem novos clientes, se a comunidade sente-se confortável ao lado das obras e deles construir adesões, se os colaboradores sentem-se seguros e motivados para a instituição ter um retorno de produção satisfatório e menos problemas com ações trabalhistas.

Análise dos resultados

Segundo Torquato (2004) a comunicação interna tem como os dois principais objetivos: gerar consentimento e produzir aceitação, trabalhando com o intuito de obter consenso sobre o sistema de valores da organização, a missão básica da comunicação interna (endomarketing) é: “contribuir para o desenvolvimento e a manutenção de um clima positivo, propicio ao cumprimento das metas estratégicas da organização e ao crescimento continuado de suas atividades e serviços e à expansão de suas linhas de produtos” (TORQUATO, 2004, p. 54)

Através destas afirmativas, podemos concluir que a construtora desenvolve ações que buscam estes objetivos através de seu departamento de comunicação e Relações Públicas, mesmo expostos as dificuldades frente as diversidades encontradas com as características de seu público interno, a preocupação e concentração de esforços tem um fim similar ao do conceitual.Segundo Fortes (2003), a opinião pública tem energia moral e poder de julgamento, é determinante para a sobrevivência da organização, por isso as organizações devem estar atentas a este fator.
Através de buscas em pesquisas de opinião pública, o departamento de comunicação e RP pode, segundo Andrade (2003), aconselhar a alta administração, a fim de tentar moldar as políticas e diretrizes da instituição de acordo com os anseios e interesses legítimos dos público. Na visão de Simões (1995), as atividades pertinentes à comunicação nas instituições e a preocupação com as relações institucionais, facilitam as transações com os diversos públicos, além dos clientes, e mantê-los fieis e multiplicadores. Estruturado nesses autores, confirmamos através da entrevista no setor de comunicação da construtora que, os esforços em busca de informações, tendo a opinião pública como objeto, levantam motivos concretos em busca de ações mais acertadas para novas ações institucionais, que vão nortear a empresa rumo ao futuro.Tais proposições teóricas, também embasam a concentração de esforços da empresa em busca de gerir uma boa relação entre os públicos de interesse da construtora, já citados anteriormente.ConclusõesAlguns teóricos como Chinem (2006), afirmam que a construção da imagem da empresa na sociedade depende da relação com todos os públicos, do acionista majoritário ao mais humilde consumidor, passando por imprensa e comunidade. Segundo Wey (1986), as pessoas são influenciadas pela reputação da empresa, o destaque de um nome é interpretado pelo público como sinal de sucesso, as Relações Públicas desenvolvem certas atividades que, associando nomes  e marcas de produtos, conferem o prestigio da empresa ao produto e, atualmente essa maneira de agir é indispensável para um moderno esforço de vedas. A comunicação em Marketing inclui todos os elementos relativos ao produto e a relacionamentos que modelam o comportamento do consumidor. Vimos que as ações planejadas de comunicação, Relações Públicas e Marketing, constroem qualidades e atributos indispensáveis para uma instituição moderna, que se preocupa com sua imagem e reputação. 

As ações estratégicas de pesquisa, relacionamento e comunicação garantem a satisfação dos estakeholders e conseqüentemente a longevidade institucional.



Caso tenha interesse de conhecer um de nossos cursos entre no site www.queroaprender.com.br 

Referências

ANDRADE, Candido Teobaldo S. Curso de Relações Públicas, Relações com os diferentes públicos, São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

ANDRADE, Candido Teobaldo S. Dicionário Profissional de Relações Públicas e Comunicação, São Paulo: Summus, 1996.

ARGETI, Paul A. Comunicação Empresarial, A construção da Identidade, Imagem e Reputação, Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial, Teoria e pesquisa, São Paulo: Manole, 2004.

CHINEM, Rivaldo. Comunicação Empresarial, Teoria e o dia-a-dia das Assessorias de Comunicação, Vinhedo: Editora Horizonte, 2006.

DUARTE, Jorge (Org). Comunicação Pública, Estado Mercado, Sociedade e Interesse Público, São Paulo: Atlas, 2007.

DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Org). Métodos e Técnicas e de Pesquisa em Comunicação, São Paulo: Atlas, 2006.

FORTES, Waldyr Gutierrez. Relações Públicas, Processos, Funções, Tecnologias e Estratégias, São Paulo: Summus, 2003.

KUNSCH, Margarida Maria K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, São Paulo: Summus, 2003.

TORQUATO, Gaudêncio. Tratado de Comunicação Organizacional e Política, São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

VIEIRA, Roberto Fonseca. Comunicação Organizacional, Gestão de Relações Públicas, Rio de Janeiro: Mauad, 2004.

WEY, Hebe. O Processo de Relações Públicas, São Paulo: Summus, 1986.


Caso tenha interesse de conhecer um de nossos cursos entre no site www.queroaprender.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário